terça-feira, fevereiro 8

Tomilho

Enfim vou começar a trabalhar e para rever a matéria dada vou partilhar umas dicas connvosco. Aqui vai a primeira.


Para os gregos o tomilho constituía um símbolo de graça e elegância. Na Roma antiga, era usado como símbolo de valor e os soldados banhavam-se com tomilho para adquirir coragem. Na Idade Média, as damas europeias bordavam ramos de tomilho que ofereciam aos seus cavaleiros andantes.

Uso medicinal: Digestivo, antiséptico, cicatrizante, vermífugo, estimulante, etc. Combate os incómodos da ressaca
Uso caseiro: As abelhas gostam bastante de tomilho, cujo mel é bastante apreciado. Serve como mistura para potpourris aromatizantes de ambientes. Em sacos junto com a sálvia e o alecrim, perfuma as roupas e afasta os insetos. Junto com a arruda, citronela, manjericão e losna, o tomilho pode compor um bom desinfetante doméstico. Ramos de tomilho floridos ficam lindos em bouquets de flores secas e expelem um aroma vigoroso.
Uso culinário: Compõe o grupo das Ervas de Provença, junto com a sálvia, segurelha e alecrim.Aromatiza carnes e guisados, tempera alimentos cozidos no vinho, patês, molhos e pães. Esta erva é um dos segredos do famoso Benedictine. Ajuda a fazer digestão de comidas gordurosas. Vai bem em peixe e frango, usada moderadamente. Salienta o sabor de manteigas. tempera bem queijos. Receitas. Vai bem nos molhos que acompanham raízes ( cenoura, beterraba, nabo e bardana).Excelente tempero para carnes, principalmente as mais gordurosas, pois ajuda a fazer a digestão; dá sabor especial a caldos, sopas e marinados;
Uso mágico: Travesseiro recheado com tomilho evita pesadelos. Ramo na bolsa ou bolso afasta maus fluidos de ambientes carregados.

informação retirada de http://www.cotianet.com.br

Sem comentários: