sexta-feira, março 11

esta então é de MORRER a rir !

Se forem espreitar a uns posts mais antigos vão encontrar um bichinho simpático chamado Sebastião. Ora já na altura lhe aconteceu uma desgraçazita...uma briga entre cães. Desta vez foi uma desgraçazorra!!!
A história é esta: o agricultor português ainda não ouviu falar de Agricultura biológica, e se ouviu, foge dela como o Diabo da cruz. Os campos têm de estar limpinhos, sem ervas e com a terra bem mobilizada, mesmo que isso implique a desertificação (mais tarde ou mais cedo) deste nosso cantinho à beira mar plantado. Já se chegou à conclusão que não é preciso tantas mobilizações de terra (fala-se agora de uma coisa maravilhosa chamada Mobilização Mínima), e já se chegou à conclusão que os produtos químicos usados vulgarmente na nossa agricultura nos vão levar à ruína.
Os produtos utilizados pelos guardiões das nossas terras, os agricultores, poluem as linhas de água, aniquilam a biodiversidade, arruinam ecossistemas, são mortais para a fauna auxiliar(que até podia auxiliar, se a deixassem) e além de tudo isto podem tornar-se mesmo perigosos para os consumidores quando mal aplicados ou quando os intervalos de segurança não são respeitados.
Ora se eu até entendo que se usem produtos para o controlo de pragas e doenças, porque realmente a impotência de se ver uma colheita arrasada leva ao desespero, não entendo de maneira nehuma o uso de herbicidas. MAIS NÃO SEJA PORQUE AS ERVAS BASTA CORTÁ-LAS OU ARRANCÁ-LAS.
Em agricultura biológica usam-se as ervas infestantes para atrair insectos que podem combater as pragas da nossa cultura. Para que as pragas em vez de "paparem" a nossa cultura "papem" as infestantes. Para fazer o balanço da humidade no solo, um solo nu deixa evaporar toda a humidade. Para que as chuvas e o vento não arrastem o solo levando a uma erosão severa.
Este ano como já repararam a seca é o grande problema, nem as ervas infestantes crescem, mas como é assim que se faz todos os anos, não se pode deixar de pôr umas litradas de herbicidas,né?
Tudo isto para dizer que o Sebastião pelos vistos lambeu ou comeu ervas com PARAQUATO, um dos constituintes dos herbicidas comuns. O PARAQUATO dá uma morte agradável, insuficiência renal seguida de fibrose pulmonar. Na prática quanto mais respira mais se alastra a fibrose pulmonar e o animal acaba por morrer asfixiado. Quem quiser pormenores aqui fica o site http://www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0304/Paraquato/Pag%20inicial.htm .
Espero que o Sebastião se safe, até agora não tem fibrose pulmonar, pode ter tido a sorte de ingerir um dose muito reduzida, mas e todos os outros animais? Animais de companhia? Abelhas? Insectos auxiliares? NÓS?

Sem comentários: