quinta-feira, dezembro 15

Vida Adentro

Apetecia-me escrever um post sobre "Mar Adentro" mas não sai nada. Nunca tinha visto o filme e ontem desfiz-me em lágrimas como não podia deixar de ser.
Vou repetir uma citação que já deixei aqui num post ..."Ter opiniões é não pensar" Fernando Pessoa
E é isso que sinto em relação à eutanásia, quanto mais penso sobre isso menos consigo defender uma única opinião. Em teoria sou a favor da eutanásia, acho que as decisões sobre a nossa vida pertencem antes de mais a nós próprios, e que qualquer um tem o direito de se suicidar, logo não é justo ser uma incapacidade física a limitar-te esse direito (depois de ter limitado toda uma vida).
Em teoria...
E se me pedissem ajuda? Será que tinha coragem? Coragem de quê? De ajudar ou dizer não?
E eu? Se algum dia ficar numa situação destas? Será que nessa altura sou a favor ou sou contra?
E mais...claro que um tetraplégico pode ter uma vida útil, feliz, cheia, mas isso será mais fácil num País com condições do que aqui, onde até andar de transportes públicos se torna difícil quando estamos de muletas quanto mais com uma cadeira de rodas.
Ouvi uma história uma vez que na Suécia(acho eu) um tetraplégico tem direito a um subsídio para contratar uma pessoa que faça as tarefas que ele não consegue fazer em casa, lavar a louça, arrumar a casa, abrir a correspondência. Pois... realmente por cá ainda não nos tínhamos lembrado disto, não é? Se ainda nem sequer deixamos os lugares para deficientes livres quando vamos ao supermercado...
Quero acreditar que vou sempre conseguir ver "the bright side of life", mas não posso ter certeza. E tu? Já tens opiniões:)?

Sem comentários: