sábado, outubro 21

Nobel da Paz 2006

Este ano o Nobel da paz foi atribuído a

Muhammad Yunus e ao Banco Grameen




Como sempre o eleito é uma pessoa de quem eu nunca tinha ouvido falar(tenho de admitir a minha ignorância), mas já tinha ouvido falar do Microcrédito, conceito inventado e desenvolvido por este senhor pelo que parece. Aqui está um belo exemplo do célebre ditado, se não os podes vencer junta-te a eles. Nos tempos de capitalismo puro e duro em que vivemos, houve um gajo que inventou um banco que ajuda efectivamente as pessoas. O dinheiro pode ser o causador de muitos males, mas é também por ele que podemos tornar o mundo um pouco melhor. Por isso, muitos PARABÉNS senhor Muhammad.

"O Banco Grameen está representado em todo o Bangladesh, e 97 por cento do total dos 6 milhões que pedem empréstimos são mulheres. O seu modelo de empréstimo baseia-se no respeito e confiança nas capacidades destas mulheres pobres e na sua habilidade de criar um melhor futuro para si próprias desde que lhes seja dada uma oportunidade. Trata-se de um conceito que está a fazer impacto em muito lugares."

Para quem conseguir sintonizar a 2:, que infelizmente não é o meu caso, não perca hoje à noite uma reportagem sobre o Sr. Yunus e seu banco.

Sem comentários: