segunda-feira, fevereiro 9

Amamentando

"É difícil amamentar. Embora seja um processo natural. Embora pareça fácil. Embora ames o teu filho mais que tudo no mundo.
O que temos de saber é: queremos ou não amamentar?
Se queremos, a regra numero um é fazer ouvidos moucos aos comentários das mães, sogras, amigas... Segue o teu coração. Segue o que sabes que é melhor para ti e para o bebé.
Perguntas-me como fazer para ter mais leite. Nada.
Não faças nada.
Deixa, que o bebé quando tem fome pede. E tu dás. Não esperes não sei quantas horas.
A OMS diz que o teu bebé deve mamar quando tem fome. Tu comes quando tens fome.A tua mãe, sogra, marido e amigas todas, não ficam à espera da hora em que a enfermeira te mandou comer. Vais comer uma sandes, uma peça de fruta. Se tens sede? Não vais beber um copo de água?
Truques para ter leite bom: comer bem. Hidratos de carbono. Massa e pão e cereais. Comer alimentos variados e saudáveis. Apetece-te um doce, come. Apetece-te uma laranja? Come!Não é preciso beber água demais!
Truques para ter mais leite: estás muito cansada? Descansa.
Truques para ter leite: não dar mais nada.O teu corpo produz leite. O leite não se acaba. Quando o bebé mama, o teu peito enche novamente. Quanto mais mama mais leite tens.
Consegues fazê-lo. Se quiseres, consegues.
Porquê? Porque fazemos isto há milhares de anos. Porque o nosso leite é tão bom, que alguém se lembrou de fazer uma imitação rasca e chamá-la suplemento, que é caro, e que nós vamos comprar para dar um a fingir, quando temos o original, de graça, já aquecido e prontinho...Somos capazes.
Mães famintas, subnutridas em países cheios de dificuldades e fome a sério dão do seu leite aos seus filhos e eles crescem e o leite delas cresce dentro delas.Elas são capazes.E tu tens de dizer que também és. Tens de acreditar nisso. Tens de ser mãe e deixar que os outros todos te façam pensar ou sentir que és menos mãe. Tu és a mãe. E dás leite. Leite bom. Leite que chegue.
Acreditas?Eu acredito."

3 comentários:

disse...

:)

Flácido Sulfúrico disse...

Concordo na generalidade, há pequenas coisas muito específicas que não concordo. Tipo a parte da alimentação, porque na realidade HÁ alimentos (inclui plantas aqui) que produzem mais leite e de melhor qualidade que outros e nós queremos o melhor para os nosso filhos certo? Duvido que seja muito do agrado das mães vacas que os seus filhos bezerros sejam alimentados com farinhas cheias de antibióticos e coisas piores só porque têm de engordar. Nós no que concerne à alimentação muitas vezes somos o criador de vacas dos nossos filhos.

Bem, agora que já disse muita coisa que pode ser mal interpretada vou pôr-me ao fresco.

Beijinhos para os três do "tio" desnaturado

Isabo disse...

Coragem, linda Maman !!!
Aproveita esses momentos unicos e tão especiais.

Beijos para voces 3 .